O mês de janeiro já começou e muitos gestores estão dentro de dois cenários:
Executando seus planejamentos.
Preocupados por não terem feito seu planejamento.
Se você está no segundo grupo, este artigo provavelmente será útil para você, pois vamos falar de 3 tipos de planejamento, vitais na vida de uma empresa.
Estamos falando do planejamento de curto, médio e longo prazo.
E se você já tem o seu planejamento, também sugerimos que você continue lendo, para agregar um pouco mais de conhecimento ao que você já fez.
Vamos lá?
É claro que essa noção de tempo pode variar, pois algumas grandes empresas, que planejam 5 anos, o planejamento de curto prazo pode ser tudo o que ocorrer em um ano.
Mas neste artigo, vamos considerar o planejamento de um ano, por isso, o planejamento de curto prazo é o mais simples de todos: estamos falando do seu planejamento diário!
Sabe as tarefas diárias que você tem para realizar em sua academia?
Então, elas precisam ser planejadas e a melhor maneira de fazer isso é “colocando no papel”.
Isso significa escrever de fato, em um caderno, uma agenda, ou bloco, ou usar apps de organização, que muitas vezes facilitam a sua vida.
O importante é você dedicar um momento para realizar este planejamento, no início do dia ou no final do dia anterior.
E outro momento, ao final do dia, para avaliar e analisar as tarefas realizadas.
Outra coisa: no seu papel de líder, você pode estimular seu time a fazer isso também, sobretudo quem ocupa um papel de liderança.
Um outro bom fator deste planejamento de curto prazo é fazer com que você adquira o hábito de se preparar e planejar, estrategicamente, suas ações, o que traz excelentes resultados inclusive na gestão do tempo.
Não dá para fugir do planejamento mensal, até porque, normalmente é o período em que você estabelece suas metas de vendas.
Por isso, o planejamento mensal pode ser considerado o planejamento de médio prazo, mas para que ele seja mais eficiente, considere criar metas semanais, que pode te ajudar a ter mais elementos que podem conduzir ao sucesso da sua meta mensal.
E não se esqueça: envolva a sua equipe na elaboração das metas de vendas, pois quanto mais você envolve seu time na elaboração, maior será a participação na execução.
Sem falar que você ganha mais cabeças pensando criativamente, com boas ideias que normalmente dão muito certo!
Lembre-se: estamos considerando o ano como o tempo em que você vai analisar todo o seu planejamento.
Mas para efeito de eficiência da sua estratégia, o que chamamos de planejamento de longo prazo compreende o prazo de 3 meses.
Por quê?
Porque é o suficiente para você analisar o comportamento da sua equipe durante 3 ciclos.
Este ajuste de rota pode ser crucial para que você chegue ao final do ano tendo cumprido tudo o que você se propôs a realizar.
Agora, quer uma ajuda para realizar tudo isso?
Nós criamos um kit completo de planejamento para você, que você pode baixar clicando aqui.
E como já falamos, ainda dá tempo de começar o seu planejamento!
E lembre-se: comece planejando o seu dia!
Conte conosco em todas as etapas deste planejamento.