A primeira reação que tivemos, ao conversar com o Almir e com a Patrícia sobre como ambos tiveram bons resultados utilizando estratégias criativas e ousadas na gestão de suas academias foi: precisamos mostrar isso para os outros gestores!
Porque o que mais tem aparecido hoje em dia são notícias ruins!
Ou notícias que nos levam ao medo e ao desespero.
Por isso, fizemos questão de chamar os dois para gravar um Webinar e contar, para os gestores de todo o Brasil, como eles fizeram para que os efeitos da crise não fossem tão ruins em seus negócios?
Vamos conhecer um pouco essas duas pessoas que contribuíram tão generosamente para o mercado de fitness, num momento tão difícil?
Confira abaixo.
A Patrícia já foi licenciada da Runner e hoje, tem a sua academia com bandeira própria, a Target, na cidade de Valinhos.
A particularidade que nos enche de alegria e satisfação é que consegue gerir a sua operação, mesmo morando em Portugal, por meio do EVO.
O Almir tem uma academia há mais de 25 anos, em sociedade com o seu irmão, que faz parte da Diretoria da ACAD.
Por ter bastante relacionamento no meio, teve contato com diversas pessoas em Portugal e assim como no caso da Patrícia, este contato com o cenário do COVID-19 na Europa, além de ser uma coincidência, acabou sendo um dos fatores que possibilitou aos dois, uma vantagem no meio dessa situação.
O fato de ambos terem notícias de como as coisas estavam acontecendo em Portugal e no resto da Europa, deu aos dois mais clareza para antecipar cenários.
Não havia dúvida que teriam que fechar suas academias, isso seria inevitável.
A Patrícia, inclusive, nos deu um bom exemplo de gestor durante a crise, que foi o dono da Escolinha de Futebol do filho; e também, um mau exemplo, que foi do dono da academia onde ela treina: se recusou a diminuir o valor durante o período de pandemia, dando a opção de cancelar.
E foi o que ela fez.
Mas definitivamente, não seria o que ela, nem o Almir, fariam com os seus clientes.
Vamos ver então, como cada um agiu logo no começo, começando pela Patrícia.
A partir do momento em que decidiu que fecharia sua academia, a Patrícia percebeu que o fechamento da academia seria inevitável, notou que em alguns gestores, havia a atitude de se omitir ou até mesmo de fingir que nada estava acontecendo.
Ela teve certeza, desde o início, que não poderia adotar essa postura.
Procurou alinhar as expectativas com o seu time.
Ajustou suas despesas ao mínimo necessário para o momento de emergência.
E chegou a um valor que cobraria pela mensalidade que fosse o suficiente para quitar suas despesas mensais, levando em consideração que iria continuar prestando um serviço à distância, mas não era o mesmo serviço de uma academia.
E o valor que ela encontrou como o suficiente foi 35% do ticket médio de sua academia.
Assim, ela manteve uma receita mínima e os alunos compreenderam que era algo razoável para continuarem com o vínculo mantido.
Uma coisa que ela relatou que ajudou a evitar cancelamentos foi o bom uso do Clube de Recompensar em sua academia, pois vários alunos tinham Fitcoins acumulados e não queriam perder este benefício.
Ou seja, já fica aí mais uma dica: usar o Clube de Recompensas também durante o período de isolamento social (clique aqui para ler o nosso estudo de caso sobre uso do Clube de Recompensas).
Agora, vamos ver quais foram as estratégias usadas pelo Almir?
Quando o Almir tomou a sua decisão de fechar, via ao seu redor, uma postura predominante entre os gestores:
Pois o Almir, em conversa com seus sócios, optou por se manter ativo, acima de tudo!
Depois, obviamente, cortar os custos do que fosse possível.
E, se o Governo surgisse com algum tipo de ajuda, ótimo.
E o caminho que o Almir escolheu para se manter ativo foi apostar suas fichas no digital.
Tomou o cuidado de criar um bom produto para ser oferecido aos clientes – mas agradeceu ao EVO por, num primeiro momento, ter lançado com muita rapidez a plataforma de exercícios para já oferecer imediatamente.
E com isso rodando, partiu para negociar seus custos, com colaboradores, proprietário do imóvel, demais fornecedores.
Sempre mantendo o mesmo comportamento nas negociações, seja com cliente, seja com fornecedores.
E o mais importante, segundo ele: ao olhar para o seu negócio num momento tão delicado, percebeu uma oportunidade de se reinventar!
Não apenas durante essa crise.
Mas quando todos nós sairmos da crise.
E daí por diante!
A mensagem que o Almir deixou foi a de que, quem não aproveitar esta oportunidade para se reinventar, talvez não sobreviva quando as coisas voltarem ao normal.
Até porque, parece cada vez mais certo que o “normal” que a gente conhece, nunca mais vai existir novamente!
Todo Blogpost que fazemos sobre os nossos Webinares, finalizamos fazemos uma chamada para que as pessoas assistam o conteúdo na íntegra.
Neste, de forma específica, nós queremos enfatizar o convite com muito entusiasmo: assistam o conteúdo do Webinar na íntegra!
Porque aqui, quisemos passar uma versão muito resumida de tudo o que foi dito e acreditamos que cada palavra do que foi dito,
vale muito à pena todos os gestores de academia, estúdio ou box no Brasil.
Nós seguiremos buscando informação e orientação de qualidade para os gestores e mais do que isso, notícias que tragam otimismo e fé para sairmos fortalecidos esta crise.
#estamosjuntos
#doisanosemdoismeses