Encontrar o vendedor perfeito para uma academia não é uma tarefa fácil. Afinal, as principais responsabilidades deles, são trazer mais clientes, proporcionar o crescimento e ser o primeiro contato com um prospect. FUNÇÕES BEM IMPORTANTES!
Para aumentar o número de alunos em uma academia é necessário saber que por trás de qualquer conduta de vendas existem características pessoais – que devem ser levadas em consideração.
Conheça cinco tipos de vendedores que uma academia, estúdio ou box possuí:
Competitivo
Este vendedor é muito parecido com aquele aluno que fica reparando quanto os outros colocam de peso e muitas vezes até comparando se os músculos se desenvolveram mais do que dos demais que treina com ele. COMPETIR É O QUE MOTIVA!
Principais características do vendedor de academias competitivo:
– Vai até o fim com as suas tarefas
– Se frustra ao perder algo (por mínimo que seja)
– Gosta de pressionar e insistir
Pontos Fortes:
– Consegue resultados acima da média
– É muito competente
– É objetivo com as palavras
Pontos Fracos:
– Pode ser egoísta
– Intimida os outros vendedores da academia
– Tem tendências a ignorar os interesses alheios
Cooperativo
Sabe aquela pessoa que pensa mais nos outros do que em si? Esses são os vendedores cooperativos – o “funcionário dos sonhos” de qualquer setor de vendas de uma academia. São vistos como “boas pessoas” por alguns e passivos por outros.
Saiba as principais características do vendedor cooperante:
– Sempre gentil com as pessoas da academia
– Dificilmente diz “não” às pessoas
– Tem sensibilidade em perceber necessidades
Pontos Fortes:
– Sempre pronto a ajudar todos os colaboradores da academia
– Cria empatia com os prospects
– Pensa em atender as necessidades do prospect
Pontos Fracos:
– Pode ter fama de ser submisso
– Tem algumas
– Não busca apenas as metas de vendas
Impaciente
Você provavelmente já conheceu alguém que além de vender, ajuda a exportar relatórios, conversa com os alunos da academia e faz várias coisas ao mesmo tempo. Esses multitarefas são os impacientes.
Conheça as principais características desses vendedores:
– Possui uma grande ansiedade
– Tem obsessão pela pontualidade
– Está sempre agitado
Pontos Fortes:
– Faz o seu trabalho com rapidez
– Prioriza a praticidade
– Espalha a sua energia para os demais
Pontos fracos:
– Escuta pouco as pessoas
– Começa uma venda, mas pode se enrolar ao concluí-la
– Muitas vezes se precipita na hora de negociar descontos e planos da academia
Perfeccionista
Repare nas pessoas que trabalham e sua academia. Observe se tem uma pessoa em especial que sempre consegue ter um olhar sistêmico. As pessoas que abusam da lógica e conseguem levar as vendas através dela são os perfeccionistas.
Conheça as principais características dos perfeccionistas:
– Tem um senso crítico acima do normal
– Gosta mais de ouvir do que de falar
– Estuda o prospect antes de oferecer o plano ideal
Pontos Fortes:
– Possui cuidado com todo o ciclo de vendas da academia
– Tem poder de concentração acima do normal
– É certeiro com suas vendas e prospecções
Pontos Fracos:
– As pessoas podem achar que são pessoas frias e calculistas
– Não possui muito senso de urgência
– Desconfiado
Sedutor
Os sedutores possuem uma intuição fora do normal – o que é excelente para quem trabalha com o público de academias. Sempre valorizado o relacionamento de todos ele é encantador de maneira natural.
Saiba como são os vendedores sedutores:
– Conhece várias pessoas dentro e fora do ambiente da academia
– Possui jogo de cintura para lidar com todas as pessoas
– Sempre apresenta soluções criativas para todos os setores da academia
Pontos Fortes:
– Otimista e entusiasta com o mercado fitness
– Especialista em relações públicas
– Persuasivo
Pontos Fracos:
– Aparenta ser superficial
– Pode usar a sedução para manipular situações
– Fala sem pensar
O que você deve ter em mente, é que um excelente preparo do vendedor, através de treinamentos, processos e métricas bem definidas, vão te ajudar extrair o melhor de cada um deles!
E para ajudar você e toda a sua equipe, no próximo dia 16/03 às 20h30 iremos realizar um Webinar sobre “Vendas em Alta Performance”. 🙂
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