Na última semana o Time W12 desembarcou em Florianópolis para o RD Summit – maior evento de marketing digital do país. O evento é promovido pela Resultados Digitais, uma grande referência do mercado de inbound marketing. Após ouvir dezenas de palestras e keynotes altamente reconhecidos como Ricardo Amorim e Martha Gabriel, listamos alguns insigths que podem ser aplicados no mercado de academias, estúdios e boxes.
1 – Explore referências de outros mercados
Talvez este seja o ponto mais “preocupante” para o nosso mercado. O evento contou com mais de 5000 participantes de diversos segmentos. Curiosamente, o fitness era um dos segmentos com a menor participação de profissionais da área. Além do nosso time, alguns poucos fornecedores do mercado e raríssimos gestores de academia estiveram presentes, e certamente saíram do evento com grandes ideias para aplicar em seus negócios.
Isso é um grande indicador de quanto os operadores de academia ainda precisam criar consciência da importância de se buscar informações e referências de outros mercados, para trazer novidades e melhores estratégias para seus negócios. A lição é: não olhe apenas para o “mundinho” fitness, esteja de olhos abertos para o que outras áreas de negócio podem ensinar.
2 – Crie uma cultura com seu time
Os funcionários da Resultados Digitais (apelidados de RDoers), são um verdadeiro exemplo de engajamento com a empresa. Isso tornou o atendimento durante o evento especial, mostrando o interesse genuíno de cada colaborador em tornar aqueles momentos inesquecíveis para cada participante.
No universo das academias, isso não deve ser diferente. É preciso criar uma atmosfera de engajamento para que todo o seu time – da recepção até a sala de ginástica – esteja comprometido em oferecer a melhor experiência para seus alunos. Além disso, para que sintam orgulho de trabalhar em sua empresa e queira fazê-la crescer cada dia mais.
3 – Foque no sucesso do cliente
Muito se falou sobre “Customer Success” (Sucesso do Cliente, em português) que, em linhas gerais, são estratégias para melhorar a experiência do cliente e fazê-lo atingir os resultados que espera. Com isso, a fidelização acontece muito mais facilmente e você certamente ganhará um “advogado” de sua marca, trazendo ainda mais novos clientes para sua academia.
Mas o Customer Success precisa ser algo estruturado – o que nem sempre acontece nas academias – com ferramentas que possibilitem acompanhar o processo de cada cliente, entender suas necessidades e identificar quais são as melhores maneiras de ajudá-lo a chegar em seu “sucesso”. Achar que montar treinos e fazer avaliações físicas trimestralmente já é suficiente para que o cliente atinja seus objetivos é um grande – e comum – erro entre os profissionais da área. Zelar pelo sucesso do cliente é algo muito mais profundo, que demanda dedicação total do time da academia, em todos os contatos, todas as ações.
Dica: O EVO Training é um aplicativo completamente focado no sucesso do cliente de sua academia. Para saber mais, peça um contato.
4 – Automatize para escalar
As novas empresas de marketing digital em geral são startups, e precisam se munir de ferramentas para ter um crescimento acelerado. Por isso, usam e abusam dos softwares e ferramentas para automatizar processos e aumentar sua escala rapidamente.
Trazendo este conceito para o nosso mercado, nas academias ainda perde-se muito tempo com processos e controles manuais, especialmente quando falamos de gestão. Por falta de conhecimento ou preparo do gestor, é comum que indicadores e dados importantes se percam nas administração “manual”.
Softwares de gestão como o EVO, aplicativos de treino e outros recursos tecnológicos são essenciais para as academias que desejam ganhar velocidade, controlar e escalar seus números de maneira mais rápida, como fazem as startups.
Dica:
Você sabia que o EVO tem integração com o software de automação de mkt da Resultados Digitais? Se quiser saber mais sobre como um sistema de gestão pode otimizar o tempo de sua gestão, conheça o Universo EVO.
Este foi um breve resumo dos aprendizados que tivemos no evento. Acompanhem nossos materiais e em breve lançaremos novos conteúdos baseados nos insights do RD Summit, que podem ajudar muito você a ter mais resultados em sua academia.
Time de Líderes W12 no RD Summit – depois de muito conteúdo, aproveitando Happy Hour