Sazonalidade em Academias: Os 3 sinais mais comuns

Gestão 5 de maio de 2017

Achar que é apenas “uma fase” pode prejudicar o futuro de sua academia

Assim como qualquer mercado, as academias passam pelos períodos de baixa movimentação. Afinal, trabalhamos com o “fator humano” e é completamente normal que alguns comportamentos afetem diretamente o nosso negócio.

 

O que não é normal é encarar o baixo número de vendas em sua academia com aquela famosa frase: “essa época é assim mesmo! ”. Essa atitude pode ser o estopim para que você se conforme com situações atípicas e sua academia entre numa perigosa zona de conforto.

 

Existem alguns sinais que muitas vezes apontam quais são os períodos de maior queda em vendas e visitas em sua academia, e esses sinais muitas vezes passam desapercebido por você e a sua equipe. Mas, ficar atento a eles e remediá-los o mais rápido possível é a sua obrigação:

 

#1 Queda de visitas na academia

 

Já nesse primeiro semestre de 2017 tivemos vários feriados e após esses dias vem aquela preguiça e a dura retomada de treinamento de seus alunos. Por isso, fique sempre atento ao comportamento deles, observe o quanto eles estão motivados a treinar após esses períodos.

 

Apesar de serem esporádicos, os feriados e datas festivas podem ser apenas o início de uma desmotivação – muitas vezes causadas por fatores naturais -, o que faz com que você ligue o radar e tomar atitudes rapidamente.

 

#2 Baixa frequência devido a mudança de clima

 

Fato: É só a temperatura cair mais um pouco que alguns alunos começam a parar de frequentar a sua academia. As regiões que possuem as estações bem definidas acabam sofrendo mais durante os meses de inverno – já que o clima influencia diretamente na vontade de seus alunos.

 

Mas, não é somente as regiões que possuem inverno bem definido que sofrem com a sazonalidade. Locais com altas temperaturas acabam competindo a atenção de seus alunos com praias, piscinas particulares e parques. E isso pode também desencadear o afastamento de seu aluno.

 

Cada cliente tem uma motivação diferente, por isso, é preciso que você estimule ele a se sentir com mais vontade de superar os seus limites pessoais e continuar atrás de seus objetivos.

 

 

#3 Equipe de vendas calma demais

 

Uma boa equipe de vendas está em movimento a todo momento. Seja para prospectar ou reativar um contato que estava adormecido. Os vendedores de uma academia são naturalmente entusiastas e sempre estão correndo atrás para trazer mais cliente.

 

Mas, quando essa correria perder o fôlego e simplesmente ocorrer uma mudança de comportamento, significa que você está passando por um momento sazonal. Afinal, quando a desmotivação é generalizada algum fator em comum está acontecendo e este fator pode estar ligado diretamente a preocupação a metas e números de vendas.

 

Antes mesmo disso acontecer, converse com a sua equipe. Afinal, o combate a sazonalidade também é responsabilidade deles.

 

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