Indicadores para Academias: O que você mede é realmente essencial? | Por Noara Pozzer

Gestão 11 de setembro de 2017

A gerente de vendas da W12 mostra que uma academia precisa olhar fatores além dos resultados finais, na hora de estabelecer suas métricas

Você sabe o que são indicadores de resultado, certo? Tenho certeza que sim!

 

São os indicadores que dão informações precisas sobre como está o nosso negócio, nossa academia.

 

Eu, como uma boa gestora comercial desde a época em que também atuava em academias de ginástica, passo muito tempo focada em itens como: índices de conversão, faturamento e outras métricas numéricas da equipe comercial, que são essenciais para a gestão no dia a dia.

 

Mas hoje quero fazer uma provocação para que você saia do óbvio… recentemente participei de um Painel na IHRSA Fitness Brasil 2017, onde falei sobre indicadores de CAUSA! É sobre eles que vou contar um pouco agora:
Indicadores de Resultado, como o próprio nome já indica, remete a algo que já aconteceu, o resultado já foi. Já os Indicadores de Causa, vão ajudar você a entender as razões pelas quais cada resultado acontece em sua academia ou estúdio. Isso nos permite tomar decisões rápidas e que mudam de maneira profunda os resultados finais ao longo do tempo.
No Painel usei 5 exemplos que vou compartilhar aqui com você. Tenho certeza que, se aplicados a partir desse momento, podem causar um efeito incrível no seu negócio: É A CHANCE DE FAZER DIFERENTE!

 

Indicador #1: Diferencial

 

90% das academias que visito, dizem que o diferencial é ATENDIMENTO. Ora, se tanta gente diz a mesma coisa, imediatamente isso deixa de ser diferencial!

 

Minha sugestão é: Pergunte para 90% dos seus alunos, qual foi a razão que fez cada um fechar contrato com você, o que os motivou e o que eles mais admiram ou tem conexão com o que você oferece.

É bem possível que aí você encontre seu verdadeiro diferencial e gaste energia com ele, para realmente ser diferente da concorrência!

 

Indicador #2: Entrega

 

É comum gestores de academia terem dificuldades em manter a equipe entregue e motivada. Mas, você já se perguntou o quanto VOCÊ se entrega ao seu negócio? Talvez você diga que passa 24 horas dedicado à ele, mas será que sua equipe tem a mesma percepção?

 

Acredito que o liderado é o reflexo do líder, então, experimente ter conversas francas com sua equipe sobre isso e ao invés de dar mais “trabalho” para eles, seja o grande VIABILIZADOR de bons resultados!

 

Indicador #3: NPS

 

De 0 a 10, o quanto você indicaria um hotel ou um restaurante aos seus amigos?

 

Provavelmente você já tenha respondido essa pergunta para algum desses serviços que utilizou. Você sabia que o NPS é o maior indicador de como anda seu negócio?

 

Pois é, até a Apple utiliza!

 

Então, que tal a partir de agora, fazer essa pergunta para seus alunos e descobrir qual deles não enxerga o que você faz de bom, ou quais são as pessoas que não te trocariam por nada?

 

Quer entender mais sobre NPS? Veja no post no nosso blog: NPS para Academias

 

E através do EVO você pode fazer a pesquisa NPS, totalmente integrada com o sistema. Clique e saiba mais
Indicador #4: Experiência

 

Quando treinamos nossa equipe comercial para fazer a venda, mostramos tudo o que a academia/estúdio/box oferece de bom! As pessoas em geral, compram um sonho, ou um futuro que idealizam.

 

Já perguntou para seu aluno que está com você há 1 mês, 3 meses, 6 meses.. alguns anos… se ele realmente está recebendo o que foi prometido?

 

A partir dessa resposta, você entenderá profundamente onde está errando e acertando, tendo praticamente, uma consultoria gratuita da melhor pessoa que poderia: quem consome o seu produto!
Veja 3 motivos que afastam os clientes da sua academia

 

Indicador #5: Efeito Tribal

 

Esse aqui é o indicador que eu mais gosto!

 

Já se perguntou o quanto você promove um ambiente para que as pessoas criem laços de amizade? O quanto cada uma das “tribos” que frequenta seu espaço tem vínculo com sua marca?

 

Pois é, vá até o estacionamento, conte quantas pessoas tem um adesivo seu, no carro?

 

Poucas?

 

Agora vá até o Crossfit mais próximo, veja o quanto conseguem envolver as pessoas com a proposta e principalmente, o quanto oferecem presentes, como publicidade gratuita do box. E mais, o que isso gera de sensação de pertencimento, de união entre os alunos. Sua academia está focada em criar esse tipo de sensação?

 

Interessante, né? Consegue perceber que nenhum destes indicadores vão aparecer diretamente em suas métricas de resultados finais?

 

Medir o resultado é importante, medir a CAUSA é essencial!

 

Para fechar, minha sugestão é: Vá além do óbvio, faça diferente, procure meios que ninguém ainda fez e seja excelente no que faz!

 

Vamos transformar nosso mercado!

 

Grande Abraço,
Noara Pozzer

Inbound Sales Manager Brasil

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