Disparos automáticos de e-mail para academias: dicas para você converter e reter mais clientes

Marketing 02/04/2018

Saiba como explorar ao máximo os disparos automáticos e conquiste mais resultados para a sua academia.

 

Você manda um e-mail para aquele prospect que visitou a sua academia, mostrou interesse, mas no final, não fechou? E mesmo após receber o e-mail o prospect não demonstra nenhuma reação?

 

Será que você está fazendo uso dos disparos automáticos de e-mail da maneira correta?

 

A verdade é que são poucas as pessoas que sabem utilizar da forma correta o famoso “E-mail Marketing” ou, no nosso caso, os disparos de e-mails automáticos, e a consequência de tudo isso pode ser muito prejudicial para o seu negócio.

 

Mas não se preocupe, neste artigo você irá aprender dicas valiosas que farão você vislumbrar o potencial que os disparos automáticos de e-mail podem proporcionar!

 

É importante entender que para conquistar o sucesso em suas campanhas e ver os seus clientes retornando, será necessário muito PLANEJAMENTO!

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a ter sucesso com os disparos automáticos e conquistar resultados incríveis.

 

Confira nosso webinar:

1# Pense e planeje suas ações de disparos automáticos

 

O primeiro passo para conquistar o sucesso nos disparos automáticos de e-mail, é ter bem claro qual é o seu objetivo, o que você pretende atingir utilizando o fluxo de contatos?

 

Exemplos de objetivos que podem ser pensados:

 

  • Aumentar minha conversão de visitas para clientes.
  • Aumentar o volume de renovações automáticas.
  • Aumentar o engajamento dos meus clientes.
  • Diminuir o volume de cancelamento de contratos.

 

Existem diversas situações que os disparos automáticos de e-mail podem ajudar você na melhoria de resultados, por isso é essencial ter bem claro qual é o seu objetivo.

 

Tendo em mente o seu objetivo, agora é hora de planejar quais as ações irão fazer com que você o atinja.

 

Pense muito bem na história que você quer contar, não seja chato e, principalmente não encha o seu contato com propagandas.

 

Uma vez planejado e pensado, esse será um trabalho que irá rodar no “automático” e você não precisará ficar se preocupando.

 

Porém, não esqueça de atualizar o conteúdo de vez em quando. 😉

 

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2# Crie um fluxo de contatos e conte uma história

 

A régua de contatos é uma sequência de ações que tem por objetivo, como o próprio nome já diz, de se relacionar com o contato, seja ele um prospect ou cliente.

 

Durante um período pré determinado por você, esse contato irá receber uma sequência de e-mails que visam ajudá-lo e levá-lo para uma ação (falaremos mais sobre isso).

 

Vamos imaginar um exemplo onde um prospect visita a sua academia, seu representante comercial bate um papo super legal, mas no final, o prospect vai embora sem fechar nenhum plano.

 

Como você pode provar valor para esse prospect?

 

Com certeza não será enviando um e-mail falando sobre “seus preços”, seus benefícios e que você é demais. Pois, afinal, ele saiu da sua academia sem fechar nenhum plano.

 

O fluxo de contato proporciona uma nova oportunidade para você provar ao contato que sua academia vale a pena, então faça bom uso das informações coletadas durante o bate papo com o prospect.

 

  • Qual atividade ele está interessado?
  • Qual é o objetivo dele? Perder peso, problemas de saúde?

 

Prepare um conteúdo relacionado a real necessidade dele.

 

“Oi fulano, tudo bem?

Fiquei muito feliz que você nos visitou.

Olha, para você já ir traçando melhor seus objetivos, saiba quais atividades são essenciais para ajudar a perder peso e ganhar massa muscular (algumas delas você já pode começar fazendo de casa).

Veja como esse material pode te ajudar…”

 

Lembrando, PROVE VALOR para seu prospect!

 

Uma vez que você entende a necessidade do seu cliente, pensou sobre todas as etapas que podem ajudá-lo a atingir seu objetivo, é hora de colocar a mão na massa e configurar seus disparos automáticos.

 

Não fale apenas de você ou dos benefícios que sua academia proporciona, fale para o contato como você resolve o problema dele.

 

Leia também: Como construir uma régua de relacionamento para sua academia.

 

3# Leve seu contato para uma ação

 

Este ponto é primordial para obter um retorno do seu contato, seja ele positivo ou negativo, o importante é conseguir fazer com que ele tenha uma ação.

 

Lembrando do conteúdo do tópico anterior, você ofereceu um material relevante e alinhado com a necessidade do seu contato, agora precisa inserir um CTA (Call To Action ou Chamada para ação) para conseguir uma resposta dele.

 

Exemplos de CTA que você pode utilizar:

 

  • “Me diga o que você achou deste material”.
  • “Se você gostou do material, vai gostar ainda mais desta oferta que preparamos para você, me responda a esse e-mail”.

 

O CTA precisa estar incluso em qualquer ação que você fizer, pense sempre em qual resposta você espera quando envia um e-mail, faz uma ligação e manda uma mensagem no WhatsApp.

 

São inúmeras táticas que podem ser utilizadas para conseguir uma resposta, é muito importante que sua oferta esteja totalmente alinhada com a necessidade do seu cliente, em como ela resolve aquilo que ele está buscando.

 

Se seu contato está buscando aulas personalizadas, você não vai oferecer um kit de aulas em grupo onde mal é possível mudar a grade a programação. Não é?

 

4# Use gatilhos de interação

 

Ainda falando sobre levar o seu contato para uma ação, os gatilhos de interação são fundamentais para conseguir a resposta do seus prospect/cliente.

 

Algumas ações que dão super certo e que vocẽ pode utilizar são:

 

  • Provocações – “Você vai ficar de fora dessa?”
  • Perguntas abertas – “O que você achou desse material?”

 

Esses gatilhos despertam o interesse da pessoa que lê e contribuem diretamente para a criação de conversa entre as partes envolvidas, fazendo com que seu contato tenha vontade/interesse de responder seu e-mail, sms e etc.

 

Para conseguir as respostas desejadas é importante conseguir fazer as perguntas bem elaboradas, isso vai influenciar diretamente nos seus resultados.

 

5# Seja pessoal

 

A verdade é que seu prospect e seu cliente não querem sentir que estão fazendo parte de um e-mail automático, por isso seja pessoal nas suas mensagens.

 

Existe um detalhe que muitas empresas ainda pecam, que é o e-mail do remetente utilizado. Pense bem, você responderia a um e-mail com esse contato: contato@fitnessacademy.com.br ou faleconosco@academafitness.com.br ?

 

Certamente não, né? Então, por que você acha que seu cliente ou prospect responderia?

 

Este pequeno ajuste faz uma baita diferença quando colocado em prática, afinal você se torna o principal contato de resposta, isso deixa seu cliente e prospect menos inibido e mais esperançoso, com a convicção de que se ele responder, terá um retorno.

 

Então, se você realiza alguma ação com e-mail marketing e disparos automáticos em sua academia com um e-mail “contato”, ou “fale conosco”, está na hora de mudar isso o mais rápido possível.

 

Talvez, seja até por este motivo que os seus contatos não respondem e muito menos interagem com seus e-mails.

 

Ficou com alguma dúvida? Nós te ajudamos: 5 dúvidas sobre CRM para academias.

 

Conclusão

 

E aí, o que você achou dessas dicas? Se você ainda não utiliza nenhuma delas e faz uso apenas de e-mails pontuais que tem por objetivo fazer propaganda, você está perdendo tempo e dinheiro.

 

Caso não tenha uma ferramenta com CRM e disparos de e-mails, está esperando o que para correr atrás de uma agora mesmo? Esta é uma grande oportunidade para melhorar seus resultados e fidelizar seus clientes.

 

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