Como criar uma experiência inesquecível para seu aluno desde o 1º dia na academia?

Gestão 27/09/2017

Fazer o cliente se sentir parte da comunidade da academia pode ser o passo mais importante para a fidelização

Se você preferir, pode conferir o conteúdo deste post em formato de áudio! Clique no player abaixo e ouça:

 

Muitas pessoas dizem que a “primeira impressão é a que fica”. Na sua academia ou estúdio, isso não é diferente. Agora reflita: Como é o primeiro dia do meu cliente na academia?

 

Se você fizer parte da imensa maioria, muito provavelmente você recebe um cliente empolgado e comprometido com a sempre adiada decisão de fazer atividade física e cuidar da saúde e o conduz ao “pior” lugar de sua academia: A SALA DE AVALIAÇÃO FÍSICA!

 

Sim, esse é o pior lugar de sua academia, ainda que você seja uma exceção e não dedique a esse espaço equipamentos velhos e ultrapassados, “psicologicamente” é o último lugar em que o seu cliente gostaria de estar! Primeiro, porque apesar de não dispor de todas as informações com o rigor científico adequado, ele sabe que está ali para provavelmente ver informações não tão boas sobre seu próprio corpo. Coisas que inclusive ele possivelmente já saiba.

 

E outra: além dos aspectos de saúde, existe a questão “social” que muitas vezes impulsiona a pessoa ao ambiente de uma academia, ou seja, ele chega ansioso para conhecer e interagir com tudo que a academia oferece, não para ficar confinado em uma sala.

 

Isso quando, após ser avaliado, o cliente não se depara com um ambiente lotado de pessoas já ambientadas, amplamente treinadas e convivendo naturalmente com uma nomenclatura de aparelhos e exercícios complexa. Essa é a receita para que seu cliente se sinta como um peixe fora d’água! Repasse mentalmente um “primeiro dia comum” de um aluno em sua academia: não tem coisas muito semelhantes?

 

Como criar uma experiência de valor para o seu cliente já no primeiro dia de academia?

 

Uma boa dica é criar um “tour”, com toda a experiência dele em sua academia, desde o momento em que ele estaciona o carro até a hora em que ele se despede de você, de banho tomado. Crie um mapa com todos esses “pontos de contato” entre você e ele, tendo em mente que o ideal é fazer com que ele se sinta PARTE daquele ambiente, e não um completo estranho!

 

Coloque sua cabeça para pensar, liberte sua criatividade e foque em criar vários momentos encantadores junto ao seu cliente, definindo um “tour do primeiro dia” que fará com que ele saia com a sensação de que certamente conquistará seus resultados e fará novos amigos em sua academia.

E é óbvio que você não conseguirá fazer isso sozinho. Aliás, você não deve fazer quase nada sozinho, deve engajar a sua equipe e conscientizá-la de que ela deve se envolver nesse momento de recepção e acolhimento do novo cliente!

 

Crie metas junto ao seu time para envolvimento deles junto aos clientes, pois se o ambiente já for amistoso, o esforço para fazer com que um novo cliente se sinta bem é muito menor!

E além de criar a meta, monitore, ajuste e compartilhe os resultados!

Lembre-se: a impressão causada no primeiro dia de contato contigo poderá ser responsável por toda a imagem que ele irá carregar de sua academia!

 

Só não ache que tudo se limita ao esforço para causar uma primeira impressão, isso é só o começo. Você pode também criar grupos de Whatsapp, deve fortalecer o espírito de “tribo” entre os frequentadores e é claro, fazer eventos! Faça com que a sua academia seja um lugar onde o seu cliente não vê a hora de estar, com pessoas que ele não quer se despedir!

 

Assim, cada cliente que entrar em sua academia, estúdio ou box de crossfit, rapidamente se sentirá enturmado e amigo de todo mundo. E você sabe, não se deixa um AMIGO na mão!


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